A Pró-Raia agradece o convite da Associação Geopark Estrela, para estar presente no encerramento das Conferências da Estrela, no próximo dia 13 de setembro, pelas 21:30h, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, sob o tema “Geoparques: novas estratégias do século XXI“.

Durante os últimos 8 meses, foram realizadas 8 conferências em 8 municípios diferentes, onde foram discutidas as principais temáticas relacionadas com o Aspiring Geopark Estrela e a própria Serra da Estrela. Do turismo ao despovoamento, passando pelo empreendedorismo, “olhámos” e analisámos esta geografia no sentido de identificar problemas e apontar soluções aos temas em destaque.

O encerramento destas conferências (a nona), contará com as intervenções da Coordenadora do Fórum Português de Geoparques Mundiais da UNESCO, Dr.ª Elizabeth Silva, do Presidente do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO – IGCP – Prof. Doutor Artur Sá, do Coordenador Executivo da Associação Geopark Estrela, Prof. Emanuel de Castro e do responsável de Design e Comunicação da mesma associação, Dr. Filipe do Patrocínio.

Estas Conferências são espaços de debate abertos à Comunidade e que, no caso da 9ª Conferência da Estrela, permitirá clarificar temas fundamentais ligados a esta candidatura como: o conceito de Geopark Mundial da UNESCO, as premissas para uma candidatura a este programa da UNESCO assim como, as vantagens que advirão para este território.