Decorreu no dia 26 de Maio pelas 14 horas, no Pavilhão das Piscinas Municipais do Sabugal, uma sessão conjunta do GAL Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte e da CIM BSE- Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, para divulgação e esclarecimentos sobre o sistema de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego, adiante designado por SI 2 E, que contou com a presença de potenciais beneficiários (pequenas e micro empresas), técnicos, consultores, diversas instituições e público em geral.

Foram explanadas as possibilidades de candidatura para os empreendedores e entidades empregadoras que tencionem promover os seus investimentos, mobilizando isolada ou conjuntamente os fundos de coesão FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e FSE (Fundo Social Europeu), tendo sido apresentadas respetivas dotações financeiras e limites ao investimento elegível na Pró-Raia (até 100.000 €), e na CIM BSE (até 235.000 €); estando em causa 15 concelhos integrados na área geográfica de influência da CIM BSE e 5 Grupos de Ação Local (Pró- Raia, Rude, Aderes, Raia Histórica e Adruse) regionais, como dotação financeira de aproximadamente 12 milhões de euros.

Nesta sessão esteve presente a Câmara Municipal do Sabugal enquanto elemento representativo do Órgão de Gestão do GAL Pró-Raia e Município que integra a CIM, na pessoa do Sr. Presidente, Eng.º António Robalo, o qual se congratulou por oportunamente, naquele certame “Enertch – Feiras das Tecnologias para a Energia” onde se encontram empreendedores do concelho, acolher esta sessão de divulgação, que se traduz numa oportunidade relevante de realização de investimentos e criação de emprego.

Mais relevou a importância da articulação da Pró-Raia na qualidade de associação de desenvolvimento local, com a comunidade intermunicipal, num momento decisivo de aplicação de políticas de coesão económica e social, honrando pactos e estratégias coletivas de desenvolvimento territorial. Referiu que o Sabugal se encontra dotado de consultadoria técnica especializada para apoiar os empreendedores (micro e pequenas empresas), na formalização das suas candidaturas e que quer a Pró-Raia, quer a CIM envidam esforços para tirar dúvidas e esclarecer em tempo útil os beneficiários. Encontrando-nos num concelho abrangido pela Estratégia de Eficiência PROVERE – Programa de Valorização de Recursos Endógenos, devido à presença da Aldeia Histórica de Sortelha, a Pró-Raia apelou aos empreendedores para não descurarem a pré-sinalização dos projetos em PROVERE, o que contribuirá para incrementar o mérito das candidaturas aquando da análise, uma vez que as mesmas terão oportunidade de se articular com os projetos âncora públicos.

Para além do PROVERE a CIM fez também referência ao PEDU– Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, os quais, enquanto instrumentos de mapeamento serão também considerados aquando do cálculo da valia global das operações. Por fim o Presidente do Município agradeceu a presença dos participantes, fazendo votos para que esta apresentação surta os melhores resultados.