A Pró-Raia divulga  ‘A ACONTECER…’  a Newsletter Município do Sabugal de 26 de março.

https://www.cm-sabugal.pt/?wysija-page=1&controller=email&action=view&email_id=150&wysijap=subscriptions&user_id=46

 

AUDITÓRIO MUNICIPAL DO SABUGAL
Próximos Espetáculos

O Auditório Municipal recebe esta sexta-feira a revista à portuguesa ‘Que Grande Caldeirada’ – “números intemporais com a crítica atual e acutilante da revista à portuguesa servida com um elenco de jovens valores comandados por Florbela Queiroz” – e sábado o concerto de ‘Alma Menor’ – “uma fusão que bebe de valsas, tangos, klezmer, música étnica, jazz e, claro, da música tradicional portuguesa”.

Estão disponíveis, para levantamento, os bilhetes para a revista à portuguesa ‘Que Grande Caldeirada’  (matiné) e concerto de ‘Alma Menor’, com entrada gratuita, sujeitos à lotação do espaço, podendo os mesmos ser adquiridos no Museu do Sabugal.

Mais informações:
Museu e Auditório Municipal
Largo de S. Tiago | 6320-447 Sabugal
Tlf: 271 750 080
Email: auditorio@cm-sabugal.pt
Horário: inverno (outubro a maio) – segunda-feira a domingo (09h30-13h00 e 14h00-17h30) ǀ verão (junho a setembro) – segunda-feira a domingo (10h00-13h00 e 14h00-18h00).
Encerra nos seguintes feriados: 1 de janeiro, feriado municipal, 1 de maio e 25 de dezembro.

MUNICÍPIO DO SABUGAL ASSOCIA-SE À HORA DO PLANETA

À semelhança de anos anteriores, o Município do Sabugal vai aderir à Hora do Planeta, uma iniciativa da ‘World Wide Fund for Nature’ (WWF) que pretende aumentar a consciencialização e agir contra as alterações climáticas.

Este sábado, entre as 20h30 e as 21h30, vão ser desligadas as luzes dos castelos de Alfaiates, Sabugal, Sortelha e Vilar Maior, assim como das muralhas de Sortelha e igrejas matrizes do Soito e de Sortelha. Além disso, a autarquia compromete-se a utilizar soluções combinadas de iluminação eficiente em edifícios públicos.

Aceite também o desafio e associe-se a esta iniciativa global ambiental!

Saiba mais sobre esta ação aqui

Aldeias Históricas de Portugal, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico da Guarda e Turismo Centro de Portugal desenvolvem método pioneiro para analisar territórios de baixa densidade

Os resultados do Projeto PlowDeR vão ser apresentados no dia 3 de abril, na Aldeia Histórica de Linhares da Beira. Este projeto, desenvolvido em parceria pelas Aldeias Históricas de Portugal (AHP), Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (UA), Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e Turismo do Centro de Portugal (TCP), criou um sistema de monitorização que vai permitir medir o impacto económico e social das atividades geradoras de riqueza nos territórios de baixa densidade.

O Projeto PlowDeR é, assim, absolutamente pioneiro, uma vez que foi criado com o objetivo de dar resposta às lacunas na recolha de informação estatística nos territórios de baixa densidade – em especial à falta de dados qualitativos. O impacto económico e social dos territórios de baixa densidade em geral, e das AHP, em particular, não está suficientemente estudado, por falta de indicadores.

O projeto-piloto foi desenvolvido durante 18 meses, a partir de setembro de 2017, no território abrangido pelas AHP. A essência e valia patrimonial inigualável das AHP mobilizaram as esferas decisórias para a modelação de um projeto de desenvolvimento socioeconómico assente no património, conferindo-lhe desde a sua génese vocação para o turismo.

Com o Projeto PlowDeR reafirma-se a capacidade da Rede das Aldeias Históricas de Portugal de ser um território inovador, como aliás está plasmado na sua visão.

Instrumento pode ser replicado a nível nacional e internacional

O Projeto PlowDeR – acrónimo para “Framework para Análise do Impacto Económico e Social das Atividades Turísticas nos Territórios de Baixa Densidade: o Caso das Aldeias Históricas de Portugal” – focou-se, maioritariamente, na definição de um conjunto de indicadores que sirvam de base a uma matriz de referência, que seja capaz de avaliar com precisão o impacto económico e social das atividades turísticas das Aldeias Históricas de Portugal. Uma matriz que poderá ser replicável noutros contextos geográficos do país com a mesma base, uma vez que o setor do turismo é considerado de especialização inteligente transversal ao país.

A matriz poderá, até, ser aplicada à escala internacional, pois, como enfatiza o relatório “The Millennium Development Goals”, da ONU, “a má qualidade dos dados, a sua pertinência e a indisponibilidade de dados desagregados sobre dimensões importantes para o desenvolvimento são fatores que se apresentam como um grande desafio. Como resultado deste quadro débil, muitos governos nacionais, regionais e locais continuam a depender de dados desatualizados ou dados de qualidade insuficiente para o devido planeamento e tomada de decisões”.

No entanto, apesar do enfoque do Projeto PlowDeR incidir na atividade turística, não se esgota neste setor. O instrumento que irá ser apresentado integra um conjunto de outros indicadores que possibilitam avaliar a propensão do território em análise para atividades económicas diversificadas. No caso do projeto-piloto das AHP, a metodologia criada vai possibilitar a recolha dos dados necessários para se poder analisar a performance competitiva da área geográfica das Aldeias Históricas de Portugal.

Um projeto a pensar no futuro

Durante os 18 meses do Projeto PlowDeR, executaram-se várias fases: foi desenvolvida a metodologia e construiu-se a matriz; foram realizados vários workshops para a validação da matriz; selecionaram-se os indicadores para elaboração de inquéritos; e foram realizados vários testes para validação das ferramentas de recolha de informação. A metodologia que resultou do projeto, e que vai ser agora apresentada, passará a ser utilizada pelas Aldeias Históricas de Portugal. Espera-se dentro de um ano apresentar os primeiros dados recolhidos a partir deste novo sistema de recolha de informação estatística com foco nos territórios de baixa densidade.

Ao avaliar o impacto económico e social das atividades turísticas das AHP nos territórios de baixa densidade em que estão inseridos, espera-se que o projeto não só forneça às AHP os dados necessários para planearem a sua estratégia de desenvolvimento, mas que também contribua para apoiar a tomada de decisão por parte das entidades que necessitam de ter indicadores económicos e sociais relacionados com a valorização do património. Além disso, pretende-se que o projeto e contribua para a transferência de conhecimento para as comunidades académicas, através da melhoria dos curricula de algumas unidades curriculares e do envolvimento de estudantes em algumas fases do projeto; e para atrair turistas, novos investidores e habitantes para as AHP, contribuindo, deste modo, para a sua sustentabilidade e para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade em que se inserem.

Para dar a conhecer os resultados do Projeto PlowDeR, está agendado um Seminário de Encerramento, no dia 3 de abril, entre as 14h00 e as 17h30, no auditório do INATEL Linhares da Beira Hotel Rural. No Seminário será feito o enquadramento, a metodologia e a apresentação dos resultados, a que se seguirá um painel intitulado “Sustentabilidade dos Territórios de Baixa Densidade”.

Inscreva-se para o Seminário de Encerramento do projeto PLowDeR junto dos contactos:
E-mail: tatiana.saraiva@aldeiashistoricasdeportugal.com
Tlf: 275 913 395

Esta iniciativa é financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através, designadamente, dos programas Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro), via Portugal 2020, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P., Organismo Intermédio que acompanha a realização do investimento.

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL
1 DESTINO QUE SÃO 12.

‘Conhecer para melhor mostrar’

MUNICÍPIO PROMOVE NOVA AÇÃO DE CAPACITAÇÃO NA ÁREA DO TURISMO

Inscrições até 27 de março

A segunda ação de ‘Conhecer para melhor mostrar’ está marcada para o dia 4 de abril, a partir das 9 horas, na freguesia dos Fóios.

A Câmara Municipal do Sabugal, através da unidade de missão ‘Sabugal + Atrativo’, volta a promover uma ação de capacitação na área do turismo, desta vez sob o tema ‘Património geológico’, que para além de ter um valor científico, pode igualmente ter um valor educativo e turístico, acautelando que o seu usufruto decorra numa perspetiva sustentável e com preocupação pela geoconservação.

Esta iniciativa é dirigida a técnicos de turismo municipais e a todos os interessados com atividade nesta área (hotelaria, animação, agências e operadores), com prioridade para os sediados no concelho do Sabugal e limítrofes.

A participação é gratuita, sujeita, no entanto, a inscrição obrigatória aqui (até 27 de março), estando a ação limitada a 20 participantes.

‘Caminhar com Vida’ 2019

 BENDADA

No âmbito do projeto ‘Caminhar com Vida’, a caminhada de primavera está marcada para o próximo dia 7 de abril e vai ter lugar na Bendada.

As inscrições podem ser efetuadas na Junta de Freguesia da Bendada ou através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site do Município ou ainda pelo telefone 271 750 150 (Pavilhão e Piscinas Municipais), até às 16h30 do dia 5 de abril.

Com um custo de sete euros, a inscrição inclui pequeno-almoço, almoço e seguro de acidentes pessoais, devendo o pagamento ser efetuado junto dos responsáveis da organização, até 30 minutos antes do início da caminhada.

Esta caminhada é promovida pelo Município, em parceria com a Junta de Freguesia da Bendada.

Na edição deste ano do ‘Caminhar com Vida’, residentes e visitantes são convidados a palmilhar trilhos e caminhos do concelho do Sabugal, através de quatro viagens pedestres subordinadas às temáticas das estações do ano, em que a singularidade de cada estação vai estar em destaque com as suas paisagens únicas.

Neste ciclo de caminhadas, além de se incentivar hábitos, práticas e comportamentos saudáveis, pretende-se que os participantes se deixem envolver pelo património natural, histórico, cultural e rural do nosso território, nesta que é também uma estratégia de promoção e valorização concelhia, com a garantia ‘Sabugal Respira Desporto’.

‘SABUGAL RESPIRA DESPORTO’

CONCERTO DE PRIMAVERA NO SABUGAL

No dia 7 de abril, às 15 horas, o Auditório Municipal vai ser palco do habitual Concerto de Primavera, promovido pela Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte e Polo do Ensino Articulado do Sabugal, com o apoio do Município do Sabugal.

 

 

 

CONCERTO DE QUARESMA EM VILAR MAIOR

No dia 7 de abril, pelas 17 horas, a Igreja Matriz de Vilar Maior vai acolher o concerto de Quaresma ‘Meditação para um Tempo de Penitência’, pelo Ensemble São Tomás de Aquino.

O repertório, promovendo uma simbiose entre o público e os músicos, percorrerá não apenas obras incontornáveis da história da música sacra ocidental, mas também música de serviço de âmbito nacional e internacional.

Residente na Igreja de São Tomás de Aquino, o Ensemble São Tomás de Aquino constitui-se como um grupo de composição variável formado por jovens músicos profissionais.

Este concerto é organizado conjuntamente pelo Município do Sabugal e Unidade Pastoral do Planalto do Côa.

 

 

 

CAMPEONATO NACIONAL DE PESCA À TRUTA

A terceira prova do Campeonato Nacional de Pesca à Truta, com isco artificial, vai decorrer nos próximos dias 13 e 14 de abril, no rio Côa, no Sabugal.

Organizada pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, com o apoio do Município do Sabugal, a respetiva prova decorre em zona de pesca sem morte, sendo as trutas restituídas à água.

‘SABUGAL RESPIRA DESPORTO’

 

 

 

 

 

 

 

ORNEIO DE TÉNIS NO SABUGAL

No dia 20 de abril, e pelo quarto ano consecutivo, o Sabugal recebe um dos torneios pontuáveis para o Circuito Distrital de Ténis Amador (CDTA) da Guarda.

Organizado pelo CDTA, com o apoio do Município do Sabugal e União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António, este torneio é aberto a todos os jogadores/tenistas amadores (masculinos e femininos), federados ou não federados.

As inscrições podem ser efetuadas aqui (até ao dia 19 de abril).

Para mais informações, contacte através do telemóvel: 961 815 942 ou email: tenisguarda@gmail.com.

‘SABUGAL RESPIRA DESPORTO’

 

 

 

Pró-Raia

PDR 2020 – PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

10.2.1.3 – Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola

Enquanto Grupo de Ação Local com intervenção nos concelhos da Guarda e do Sabugal, a Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte informa que, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, está aberto o período de apresentação de candidaturas à seguinte operação:

10.2.1.3 – Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola.

Consulte os anúncios de abertura de concurso e legislação aplicável em:

– www.pro-raia.pt
– www.pdr-2020.pt
– www.portugal2020.pt

Contactos telefónicos:
271 210 210 ǀ 926 078 584

Email:
pro-raia@pro-raia.pt

MUNICÍPIO PROMOVE VIAGENS PARA OS SENIORES DO CONCELHO

À semelhança de anos anteriores, o Município do Sabugal vai promover a realização de viagens dirigidas aos seniores do concelho (pessoas com 65 ou mais anos de idade) que queiram participar, pretendendo deste modo criar condições que permitam contribuir para um envelhecimento ativo e saudável da população.

Para o efeito, serão disponibilizados três destinos:

25 de maio – Ávila/Espanha (Muralhas/Convento de Sta. Teresa e Catedral)
09 de junho – Fátima (Santuário e Museu Interativo ‘O Milagre de Fátima’)
19 de junho – Quinta da Malafaia (Arraial Minhoto)

De realçar que cada pessoa poderá apenas participar numa das viagens, sendo necessário efetuar a respetiva inscrição (até ao dia 10 de maio) junto da Divisão de Desenvolvimento Social e Qualidade de Vida ou no Balcão Único/Balcão Único Móvel, fazendo-se acompanhar de documento de identificação.

A Câmara Municipal assegura todas as questões associadas ao transporte, estando os restantes encargos à responsabilidade dos participantes.

Para mais informações, ou qualquer outro esclarecimento, contactar a Divisão de Desenvolvimento Social e Qualidade de Vida (Biblioteca Municipal) através do telefone: 271 752 230.

FEIRA SOCIAL E III SIMPÓSIO ‘SABUGAL + SOCIAL’ NO SABUGAL

O Município do Sabugal, em parceria com várias associações/empresas, promove nos dias 17, 18 e 19 de maio a Feira Social e o III Simpósio no âmbito da unidade de missão ‘Sabugal + Social’.

No primeiro dia vai ter lugar o III Simpósio ‘Sabugal + Social’, através do qual se pretende abordar temáticas relacionadas com a promoção do envelhecimento ativo e saudável, numa estratégia de capacitação das instituições, dos técnicos e da população em geral.

Durante os três dias decorre também a Feira Social, um espaço para apresentação de projetos socais, assim como de produtos e serviços, com a participação de associações/empresas ligadas à área social.

A participação é gratuita, sujeita, no entanto, a inscrição obrigatória aqui (até 15 de maio).

Para mais informações, contacte através do email: mais.social@cm-sabugal.pt.

‘SABUGAL + SOCIAL, UMA APOSTA NAS PESSOAS’

SABUGAL ACOLHE VI CONGRESSO EUROPEU DE TURISMO RURAL

Sob o tema ‘Destino ibérico, turismo rural aquém e além-fronteiras’ e com o principal propósito de aproximar pontos de vista para lá dos limites geográficos entre os territórios, o VI Congresso Europeu de Turismo Rural vai realizar-se no Cró Hotel Rural, no concelho do Sabugal, nos próximos dias 29 e 30 de maio.

O evento pretende ser o ponto de encontro e debate do setor, onde se irão abordar tanto os problemas como os desafios atuais e futuros. Durante um dia e meio, empresários ligados ao turismo rural, representantes da função pública e das instituições e, também, académicos reunir-se-ão para analisar o estado do setor e trocar opiniões.

Este Congresso Europeu de Turismo Rural, de caráter itinerante, decorre pela primeira vez fora do território espanhol e apresenta ainda como novidade a figura do território convidado, que este ano pertence à Extremadura, região representada pela sua Direção Geral de Turismo.

O COETUR é uma iniciativa da Escapada Rural, sendo que nesta edição as Aldeias Históricas de Portugal e o Município do Sabugal são os anfitriões, contando com o apoio institucional do Turismo Centro de Portugal e do Turismo de Portugal.

“O enfoque da VI edição do COETUR está totalmente alinhado com a nova forma de trabalhar, baseada na colaboração pública-privada, que permite consolidar a ideia de um mercado único ibérico de turismo rural no panorama turístico internacional”, realça António Robalo, presidente do Município do Sabugal e das Aldeias Históricas de Portugal.

Mais informações/inscrições aqui

‘BOLETIM E AGENDA MUNICIPAL’ 

janeiro | fevereiro | março | abril ‘2019

Boletim à distância de um clique 

Agenda à distância de um clique