A Pró-Raia divulga Emprego Interior MAIS -Abrangência a Nómadas Digitais e Trabalho Remoto.
NOTA INFORMATIVA – DESENVOLVIMENTO REGIONAL – EMPREGO INTERIOR MAIS – MOBILIDADE APOIADA PARA UM INTERIOR SUSTENTÁVEL
A Portaria n.º 63/2023 do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, publicada no passado dia 02 de março, procede à segunda alteração da Portaria n.º 174/2020, de 17 de julho, que define a medida Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para Um Interior Sustentável, e tem como objetivo promover uma maior coesão territorial, um desenvolvimento mais harmonioso e corrigir as assimetrias de oportunidades entre o litoral e o interior, estimulando as mudanças de pessoas para as regiões do interior.
Passam a contemplar-se também as situações de atividade profissional prestada de forma remota, à distância, a pessoas singulares ou coletivas com domicílio ou sede fora do território nacional, ao abrigo de visto de estada temporária ou de residência, desde que prestada em território do interior. E é alargada a medida também a projetos de fixação e exercício de atividade profissional no interior concretizados na sequência de estágios profissionais que tenham decorrido nesses territórios, assim como projetos de mobilidade que ocorram no âmbito de contratos de bolsa.
A medida Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para Um Interior Sustentável consiste na atribuição de um apoio financeiro pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I. P. (IEFP, I. P.), direto às pessoas que iniciem atividade laboral em território do Interior. Este apoio é passível de majoração em função da dimensão do agregado familiar que com elas se desloque a título permanente, bem como de uma comparticipação nos custos associados ao transporte de bens.
Aqui https://iefponline.iefp.pt/IEFP/interiorMais.do?action=overview poderá obter mais informações e proceder à candidatura.
Fonte: Ministério dos Negócios Estrangeiros – Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora