A Pró-Raia divulga  ‘A ACONTECER…’ a Newsletter do Município do Sabugal de 04 de junho.

Problemas de visualização? Veja esta newsletter no seu browser.

40.ª CAPEIA ARRAIANA

A Praça de Touros do Campo Pequeno recebe neste sábado, a partir das 10 horas, a Festa Sabugalense, e a 40.ª Capeia Arraiana, às 16h30, uma organização da Casa do Concelho do Sabugal que conta com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal.

Depois de a Capeia ter andado por outras praças, ei-la de regresso ao emblemático Campo Pequeno, onde em 1978 teve a sua primeira edição de um enorme sucesso.

A Casa do Concelho do Sabugal e o Município continuam empenhados na preservação e na valorização deste património identitário do concelho, reconhecido no Registo Nacional do Património Cultural Imaterial, desde 2011.

A Festa Sabugalense pretende afirmar em Lisboa a representatividade dos produtos locais, o artesanato, a gastronomia e o território junto da ‘diáspora’ sabugalense e dos lisboetas.

Será, igualmente, um momento e um espaço de confraternização e de partilha, ancorados numa tradição que dá um forte sentido de pertença à enorme ‘diáspora’ sabugalense radicada na área metropolitana de Lisboa, a que se juntarão muitos sabugalenses do país e outros radicados no concelho.

Os bilhetes estão disponíveis no Museu e Balcão Único do Sabugal (12 euros), assim como na Praça de Touros do Campo Pequeno e Ticketline (15 euros).

APRESENTAÇÃO DO LIVRO ‘CRÓNICAS À VOLTA DO MUNDO’

Esta quinta-feira, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal do Sabugal, vai ser apresentado o livro ‘Crónicas à volta do mundo’, da autoria de Rui Daniel Silva.

Rui Daniel Silva, licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, visitou mais de 140 países. Das inúmeras viagens realizadas pelo mundo, algumas delas de bicicleta e à boleia pelo continente africano, partiu recentemente rumo ao Bangladesh com o intuito de ajudar as crianças da Fundação Maria Cristina em Daca.

A apresentação do livro ‘Crónicas à volta do mundo’ relata as aventuras e desventuras por onde passou. Neste primeiro livro, fala das suas experiências pelo Sudeste Asiático, Médio Oriente, América Central e, ainda, um relato sobre a viagem de bicicleta desde o Gana ao Benim.

“Será o descortinar de um mundo por vezes pintado a preto e branco pelos media, rotulando muitos povos e culturas de forma injusta e ingrata”, refere o autor, realçando ainda que o grande objetivo é “mostrar a toda a gente que o nosso globo terrestre não é assim tão perigoso. Viajar é mais fácil do que as pessoas possam imaginar”.

“Acabo por relatar histórias bastante engraçadas, devido à pureza e ingenuidade de certos nativos, por nos encontrarmos num habitat diferente do nosso, mas banal e trivial para eles”, conclui.

CLUBE DE LEITURA E ESCRITA ABERTA

Biblioteca Municipal
9.ª sessão | 7 de junho

A última sessão do Clube de Leitura e Escrita Aberta do presente ano letivo realiza-se esta sexta-feira, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal do Sabugal.

Nesta sessão de encerramento far-se-á uma retrospetiva de todas as sessões mensais decorridas desde outubro de 2018, com a projeção de fotografias e a partilha das memórias que marcaram este novo projeto. De seguida, cada participante evocará um dito popular, uma advertência ou um ensinamento que, ouvidos vezes sem conta durante a sua juventude, o ajudaram a crescer e a tornar-se na pessoa que hoje é. Por fim, será feito um balanço das atividades e uma avaliação das expetativas dos participantes quanto à continuação do projeto no próximo ano letivo.

O Clube de Leitura e Escrita Aberta, dinamizado pelo Município do Sabugal e Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta do Sabugal, procura ser um espaço aberto de conversas informais e aprazíveis, de conhecimento literário, de participação cultural e de partilha de leituras e experiências sensoriais. Destina-se a todos aqueles que partilham o gosto pelos livros e pelas palavras.

Mais informações:
Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta
Centro Dr. José Diamantino dos Santos
Rua Luís de Camões, n.º 16 | 6320 – 380 Sabugal
Tlf: 271 752 230 | Tlm: 915 676 356
Email: CLA.Sabugal@uab.pt

‘Projeto Zéthoven – Plante um Músico’

AUDIÇÃO | SABUGAL | 8 DE JUNHO

Este sábado, pelas 17 horas, no Auditório Municipal do Sabugal, vai realizar-se a audição de encerramento do ano letivo 2018/19, no âmbito do ‘Projeto Zéthoven – Plante um Músico’, com a apresentação dos grupos de percussão.

Participam nesta audição cerca de 40 alunos dos polos do Sabugal, Fundão, Silvares, Covilhã e Tortosendo, sob direção dos professores Luís Dâmaso e Mariana Sousa.

As peças, de cariz didático, foram escritas por Luís Cipriano para o projeto em questão, uma iniciativa da Associação Cultural da Beira Interior que iniciou há cinco anos e que teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Também o Município do Sabugal apadrinhou o ‘Projeto Zéthoven – Plante um Músico’, que não tem apenas como objetivo a aprendizagem musical, mas também a oferta de oportunidades culturais.

MALCATA RECEBE EM JUNHO A AGRORAIA

Nos dias 14, 15 e 16 de junho, a freguesia de Malcata vai ser palco da AgroRaia ─ feira que pretende impulsionar o setor agrícola e pecuário da região.

Este evento vai contar com uma mostra e degustação de sabores raianos, exposição de máquinas agrícolas, showcooking, workshop, palestras temáticas, garraiada com pega ao forcão, exposição e venda de produtos e de artesanato local, caminhada (‘ciclo do pão’) e animação musical.

A AgroRaia é uma coorganização da Associação de Freguesias da Raia Sabugalense e Município do Sabugal.

SARAU DA UNIVERSIDADE SÉNIOR

Os professores e alunos da Universidade Sénior do Sabugal apresentam o seu espetáculo de final de ano letivo no dia 14 de junho, pelas 21h30, no Auditório Municipal.

O sarau vai passar em revista as várias disciplinas lecionadas ao longo deste ano letivo, contando com a atuação do coro/grupo de cavaquinhos da Universidade, apresentação de uma peça de teatro e demonstração de ginástica.

Em funcionamento desde 2010, a Universidade Sénior constitui-se como um projeto dinâmico e promotor da melhoria da qualidade de vida dos seniores do nosso concelho. Surge como uma iniciativa da Câmara Municipal pensada para a população sénior, no entanto, aberta a todas as pessoas que nela encontrem razões para aderir, quer para se valorizarem, quer para se integrarem em programas de voluntariado e solidariedade social. Esta tem como pressuposto dar resposta à procura de ensino informal em diferentes domínios, assim como incentivar a frequência de atividades recreativas, de lazer ou outras por parte da população sénior. Além do acesso ao conhecimento, pretende-se sobretudo fomentar a troca de experiências, de motivações e de afetos.

’12 EM REDE – ALDEIAS EM FESTA’ | 2019

SORTELHA | ‘BEIJO SEM FIM’ | 28 A 30 DE JUNHO

Está a chegar a nova edição do Ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa’: doze eventos que dão vida às lendas e aos mitos das Aldeias Históricas de Portugal, através de animação de rua, visitas teatralizadas, workshops, música e muita festa. O Ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa’, que chega agora à sua terceira edição, torna-se este ano o primeiro ciclo de eventos em rede, a nível mundial, com certificado BIOSPHERE© Events.

As Aldeias Históricas de Portugal estão na linha da frente em estratégias de inovação e sustentabilidade, no nosso país. Prova disso é que, depois de se terem tornado, em 2018, o primeiro destino em rede, e o primeiro destino a nível nacional, a receber o certificado BIOSPHERE DESTINATION, entregue pelo Instituto de Turismo Responsável, são agora pioneiras na promoção do 1.º ciclo de eventos em rede, a nível internacional, com certificado BIOSPHERE© Events. O Ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa’, já está este ano a ser preparado de acordo com os requisitos internacionais de sustentabilidade.

O Ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa’ consiste num conjunto de eventos, promovidos em cada uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, cujo objetivo é dar vida àqueles lugares e oferecer momentos inesquecíveis às comunidades locais e visitantes. O Ciclo começa no mês de junho, decorrendo o primeiro evento na Aldeia Histórica de Sortelha, de 28 a 30 de junho, e só termina no final do ano, com o último evento a acontecer na Aldeia Histórica de Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.

À semelhança das edições anteriores, como ponto de partida de cada evento ‘12 em rede – Aldeias em Festa’ está sempre algo que pertence à memória coletiva de cada aldeia, como uma personagem, uma lenda ou um conto tradicional, um acontecimento histórico ou um elemento patrimonial. As histórias e estórias das Aldeias Históricas de Portugal vão sair dos livros e do imaginário da comunidade e ganhar vida nas ruas de cada aldeia.

O programa de cada localidade tem a duração mínima de dois dias e conta com a participação ativa da comunidade em que acontece, em estreita colaboração com artistas profissionais. São 12 eventos, onde o objetivo é oferecer aos participantes uma experiência autêntica nas Aldeias Históricas de Portugal. Os produtos distintivos de cada aldeia também estarão em destaque, nomeadamente em mercados de rua.

Depois de Sortelha, o ciclo prosseguirá com eventos no Piódão (6 e 7 de julho), Linhares da Beira (12 a 14 de julho), Marialva (20 e 21 de julho), Castelo Novo (27 e 28 de julho), Castelo Rodrigo (6 e 7 de setembro), Castelo Mendo (20 e 21 de setembro), Trancoso (4 a 6 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 3 de novembro), Monsanto (8 a 10 de novembro), Almeida (21 e 22 de dezembro) e Belmonte (27 a 30 de dezembro).

Esta é uma ação financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através, designadamente, dos programas Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro), via Portugal 2020, e através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL
1 DESTINO QUE SÃO 12.

MUNICÍPIO DO SABUGAL PROMOVE ‘FÉRIAS EM AÇÃO’

Com o principal objetivo de proporcionar aos participantes momentos divertidos, educativos e de convívio, garantindo a ocupação ativa e saudável dos mais jovens, o Município do Sabugal, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) ‘Educa + Sabugal, desenvolve a iniciativa ‘Férias em Ação’, de 1 a 26 de julho.

Este programa de verão é dirigido a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, que podem contar com um leque diversificado de atividades desportivas e lúdico-expressivas, passeios temáticos, hipismo, acampamento, ações de sensibilização e ainda sessões de cinema.

As pré-inscrições devem ser efetuadas até 14 de junho, no Pavilhão e Piscinas Municipais, (20 participantes/semana).

‘SABUGAL RESPIRA DESPORTO’

BOLETIM E AGENDA MUNICIPAL

Nova imagem, novos conteúdos… a pensar em si!

maio | junho | julho | agosto ‘2019

“Os próximos quatro meses a que se reporta o presente Boletim serão de efervescência política nacional, decorrente das eleições europeias (26 de maio) e legislativas (6 de outubro). Campanhas e pré-campanhas eleitorais misturar-se-ão não se sabendo onde acabam umas e começam outras, ou o que está em causa numas e noutras. Acreditamos, no entanto, que a maior batalha é a do combate à abstenção, pelo que nunca será demais apelar à participação cívica de todos os eleitores de quem dependem as escolhas dos que nos vierem a governar, seja na Assembleia da República, seja no Parlamento Europeu.
No entanto, a participação cívica não se esgota nas eleições; diariamente somos interpelados à participação e vivência na vida social, dando contributos e manifestando o apoio ao esforço dos que, no terreno, desenvolvem tantas e tão diversificadas iniciativas. E, nestes quatro meses, muitas são as propostas de atividades, algumas das quais, pela sua regularidade, já se afirmaram no calendário local tendo mesmo extravasado para um público e uma participação regional e até mesmo nacional. Pela sua importância e abrangência, destacamos:
– Feira Social e o III Simpósio ‘Sabugal + Social’, que se realizará no Sabugal entre os dias 17 e 19 de maio, tendo como objetivo geral a promoção do envelhecimento ativo e saudável;
– VI Congresso Europeu de Turismo Rural (COETUR), com o objetivo de promover a riqueza do turismo rural na Península Ibérica como um destino único, e de estabelecer vínculos entre os profissionais do turismo rural de ambos os países; realizar-se-á no Cró Hotel Rural, na Rapoula do Côa, nos dias 29 e 30 de maio;
– AgroRaia, feira que pretende impulsionar o setor agrícola e pecuário da região, com exposição de máquinas agrícolas, degustação de sabores raianos, palestras, mostra de artesanato e produtos locais e animação musical, e que este ano decorre em Malcata, entre os dias 14 a 16 de junho;
– Feira do Touro e do Cavalo, no Soito, entre os dias 12 a 14 de julho, dedicada à atividade taurina e equestre, com provas de saltos, mostra de poldros Puro Sangue Lusitano, demonstração taurina com forcados e toureio a cavalo, demonstração de ‘dressage’ e espetáculo hípico, Encerro a cavalo e Capeia; no espaço, lugar à exposição de atividades económicas associadas à temática e à promoção dos produtos endógenos locais, a que não faltará animação musical.
Neste período, o regresso de muitos emigrantes, a vinda de muitos amigos e familiares, e o crescente número de turistas justificam uma programação cultural, desportiva e de lazer, que pretendemos atrativa e de referência, nomeadamente, com a animação das praias fluviais (Festival de Água do Sabugal), Noites no Castelo com concertos musicais, Bendada Music Festival, Triatlo, caminhadas, Race Nature, Beijo sem Fim (Sortelha)… E, claro, não faltarão, durante todo o mês de agosto, as nossas tradicionais manifestações de tauromaquia: as Capeias e o Festival ó Forcão Rapazes.
Tudo bons motivos para surpreendermos os sentidos e vivermos emoções únicas.”

António dos Santos Robalo
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal

Boletim disponível aqui

Agenda disponível aqui