Com o objetivo de divulgar o recém-criado Estatuto de Jovem Empresário Rural e recolher contribuições para a definição de medidas concretas para o mesmo e a sua operacionalização, decorre no próximo dia 7 de junho na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, o seminário “Jovem Empresário Rural – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural”.
A ADRAT vai apresentar o primeiro território português a ser reconhecido como sítio GIAHS (Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial) pela FAO na 2.ª Jornada dos GIAHS, no dia 31 de maio em Madrid (Espanha).
A TAGUS vai prosseguir nos meses de junho e julho os seus mercados de produtos agroalimentares e artesanato do Ribatejo Interior. O próximo mercado decorre a 1 de junho entre as 15h00 e as 19h00 em Abrantes.
A Faculdade de Direito e o Colégio F3: Food, Farming and Forestry da Universidade de Lisboa vão realizar no próximo dia 6 de junho a conferência “Smart Farming e os Novos Desafios do Direito”.
A Portaria n.º 143/2019, publicada a 14 de maio, regulamenta o procedimento relativo à atribuição do título de reconhecimento do estatuto de Jovem Empresário Rural (JER) e define os territórios abrangidos.
A Lei n.º 34/2019 define os critérios de seleção e aquisição de produtos alimentares em cantinas e refeitórios públicos, com vista à promoção do consumo sustentável de produção local e modalidades de produção certificada.
A última CULTIVAR foca o tema da bioeconomia, com análises e reflexões de caráter multifatorial realizadas por especialistas que abrangem as áreas da agricultura, florestas, território e sistemas alimentares.