A Pró-Raia agradece à Federação “Minha Terra” a publicação da notícia sobre das Sessões sobre o SI2E que decorreram na Guarda e no Sabugal promovida pelo GAL Pró-Raia e pela CIMBSE, no site da Federação “Minha Terra”.
“Sessões sobre o SI2E na Guarda e no Sabugal
2017-05-31
O Grupo de Ação Local (GAL) Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) promoveram duas sessões conjuntas para esclarecimentos e divulgação do Sistema de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego – SI2E, respetivamente dia 22 de maio, na Câmara Municipal da Guarda, e dia 26 de maio, no âmbito da “Enertech – Feiras de Tecnologias para a Energia”, nas Piscinas Municipais do Sabugal. As plateias estavam compostas com potenciais beneficiários (pequenas e micro empresas), técnicos, consultores, instituições e público em geral.
Além da apresentação do novo sistema de incentivos, comunicou-se o valor das dotações financeiras e limites ao investimento referentes ao SI2E, que no caso da Pró-Raia se elevam a 100.000 euros e no caso da CIMBSE a 235.000 euros, mobilizando de forma integrada apoios a conceder através do Fundo Social Europeu (FSE) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), permitindo que numa mesma candidatura sejam submetidas duas operações, para cada uma destas componentes. O território de intervenção do GAL Pró-Raia é constituído pelos concelhos do Sabugal e da Guarda, enquanto que a CIMBSE abrange 15 concelhos, cinco GAL (Pró-Raia, RUDE, ADERES, Raia Histórica e ADRUSE) e uma dotação financeira de cerca de 12 milhões de euros.
Na Guarda, esteve presente o presidente do Órgão de Gestão do GAL Pró-Raia, Álvaro dos Santos Amaro, e no Sabugal, o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, em representação do Órgão de Gestão do GAL Pró-Raia e município integrante da CIM. É de referir que ambos destacaram a importância da articulação das intervenções e dos recursos.
Álvaro dos Santos Amaro saudou a abordagem local de proximidade sob o novo paradigma de articulação em rede intermunicipal, com vista à maior alocação de recursos financeiros através de políticas territorializadas de investimento e criação de postos de trabalho, honrando o pacto de coesão territorial da CIMBSE. E também registou a vantagem da simultaneadade da publicação dos avisos de abertura de concursos no referido território, no início do mês de junho, que resulta da consensualização prévia para operacionalização do SI2.
No que respeita ao concelho do Sabugal abrangido graças à Aldeia Histórica de Sortelha, pela Estratégia de Eficiência (EEC) PROVERE – Programa de Valorização de Recursos Endógenos, António Robalo alertou os empreendedores para a importância da pré-sinalização dos projetos enquadrados na EEC PROVERE, contribuindo assim para reforçar o mérito das candidaturas aquando da análise, com base na valorização da articulação com projetos âncora públicos.”
http://www.minhaterra.pt/sessoes-sobre-o-si2e-na-guarda-e-no-sabugal.T12998.php