O PDR 2020 tem candidaturas abertas, para várias regiões do País, para a Operação 3.2.2 – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola, no âmbito dos apoios à situação de seca extrema e severa.

O terceiro anúncio (aqui) desta operação está aberto até 29 de Setembro de 2017 às 17 horas para os distritos de Beja, Évora e Portalegre. O quatro anúncio (aqui) recebe candidaturas para os distritos de Castelo Branco, Guarda, Bragança e concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém até 16 de Outubro de 2017 às 17 horas.

O objectivo da Operação 3.2.2 – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola é a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção, com reflexo no desempenho das explorações agrícolas, mediante a realização de investimentos materiais de pequena dimensão, de natureza pontual e não inseridos em planos de investimento, que, pelos baixos montantes envolvidos, dispensam uma análise aprofundada, justificando-se um processo de candidatura simplificado. Mas os dois anúncios aqui referidos destinam-se a mitigar os efeitos da seca extrema e severa como fenómeno climático adverso, através do apoio a investimentos específicos nas explorações em que a escassez de água compromete o maneio do efectivo pecuário, em particular o abeberamento dos animais.

Explica a entidade gestora do PDR 2020 que “na sequência do acompanhamento que tem vindo a ser desenvolvido relativamente à situação de seca extrema e severa verificada nas diversas regiões do País, constatou-se que a mesma tem um impacto muito significativo na falta de recursos hídricos para abeberamento de gado”.

Apoios específicos

Tratam-se assim de apoios a investimentos específicos nas explorações em que a escassez de água compromete o maneio do efectivo pecuário, em particular o abeberamento de animais.

A tipologia de intervenção a apoiar respeita a investimentos cujo custo total elegível seja entre 1.000 e 40 mil euros.

Cada um dos anúncios tem uma dotação orçamental de 1 milhão de euros.

Agricultura e Mar Actual