No dia 18 de Abril, dia Internacional dos Monumentos e Sítios, realizámos ações do projecto de Cooperação Interterritorial em Vila do Touro, ao abrigo da Medida 10.3 Leader, do programa PDR 2020. A adesão a esta parceria resulta da presença da Ordem do Templo, atestada pela atribuição de Carta de Foral em 1220, pelo Mestre Templário Pedro Alvito, a Vila do Touro.
O projecto global em cooperação entre Grupos de Ação Local visa apelar para o legado templário e Cavalaria Medieval (Ordem de Malta na Terra Quente Transmontana), bem como identificar formas de projeção e valorização conjunta dos recursos dos territórios da parceria, alargando horizontes de desenvolvimento comunitário e elevando as possibilidades de projeção e visibilidade deste extraordinário legado. Todas as ações da rede de parceiros são imbuídas de um forte espírito de sensibilização para a preservação, uso, defesa e salvaguarda de elementos patrimoniais, dando-os a conhecer e conferido-lhes maior visibilidade.
Consideramos que Vila do Touro é um museu a “céu aberto” onde também a natureza exuberante impera e os testemunhos arqueológicos atestam a importância histórica desta povoação ao longo de milénios de ocupação humana.
A palestra proferida pelo Arqueólogo Marcos Osório, na Capela de Nossa Senhora do Mercado, gentilmente cedida pela Paróquia, a descoberta do Castelo e envolvente à muralha, com visitação aos Acampamentos Civil e Militar, interpretação das escavações arqueológicas pelo Arqueólogo Paulo Pernadas, e demais elementos patrimoniais da aldeia (Pelourinho, Igreja matriz, campanário, janelas manuelinas, etc), documentados por sinalética recentemente criada pelo Município e co- financiada pelo PDR 2020, Operação 10216 Renovação de Aldeias, foram algumas das atividades das quais recolhemos registo fotográfico, tendo a recriação histórica da outorga do Foral Templário constituído ponto alto do evento.
É objetivo do Grupo de Ação Local Pró-Raia integrar esta povoação na senda do “Portugal Templário”, criando oportunidades de desenvolvimento através da valorização e promoção conjunta do legado dos Cavaleiros Monges.
Ao Município do Sabugal e à Freguesia de Vila do Touro endereçamos os nossos agradecimentos, extensivos a toda a população residente que compareceu em massa e visivelmente agradada, sentiu a importância de pertencer à “Vila”.