A Pró-Raia divulga  ‘A ACONTECER…’ a Newsletter do Município do Sabugal de 11 de setembro.

Veja esta newsletter no seu browser.

‘MURALHAS COM HISTÓRIA’ 2019 

De 20 a 22 de setembro, na Aldeia Histórica de Sortelha, passe as portas do ‘Muralhas com História’, calcorreie as ruas do burgo e recue, connosco, até ao reinado de D. Fernando I, o Formoso, o Belo, o Inconstante (1367-1383).

D. Fernando, pela graça de Deus Rei de Portugal e dos Algarves. Considerando que por todas as partes dos nossos reinos há falta de alimentos, do trigo e da cevada, dos quais anto todas as terras e Províncias eram muito abastadas…

Na muy formosa Sortelha recuamos aos finais do séc. XIV, sendo rei D. Fernando, o Formoso ou o Inconstante. Filho de D. Pedro I e de Dona Constança Manuel, D. Fernando (1367-1383) herdou um reino estável e pacífico, tendo assim todas as hipóteses de o conduzir sem grandes dificuldades; no entanto, acabou por alterar essa estabilidade ao envolver-se em conflitos com a vizinha Castela, nas chamadas Guerras Fernandinas, cujo propósito foi a disputa pelo trono de Castela, do qual se julgava com direitos por ser bisneto de D. Sancho IV de Castela.

Na sequência da assinatura de um acordo de paz no âmbito desta contenda, esteve prometido a Dona Leonor de Castela, mas, antes que o casamento pudesse ser concretizado, o rei apaixonou-se por Dona Leonor Teles, mulher de um dos seus cortesãos. Após a rápida anulação do primeiro casamento de Dona Leonor, D. Fernando casa com ela, publicamente, a 15 de maio de 1372.

Restabelecida a paz com Castela, D. Fernando dedicou-se à administração do reino, mandou reparar muitos castelos e erigir novas muralhas, criou a Torre do Tombo, a Casa dos Contos e fundou a Companhia das Naus, acompanhando as mudanças e transformações do mundo ocidental.

Para além dos episódios bélicos e de todas as ordenações e medidas legislativas em campos tão variados como a defesa, a construção naval, a agricultura e o ensino, destacamos a proveitosa ordenação de mandar que as terras do reino fossem todas lavradas e aproveitadas (Lei das Sesmarias), o que, certamente, terá tido reflexos nestas terras mais inóspitas do reino.

Sortelha é o cenário ideal para recuar no tempo… em nenhum sítio se sentirão tão transportados para a Idade Média como nas nossas ‘Muralhas com História’.

É sobre este ‘ambiente’ que se desenvolverá o evento.

A viagem ao quotidiano medieval será complementada com recriação histórica, mercado medieval com tabernas e mercadores, torneios de armas a pé e a cavalo, exposição de máquinas de cerco ou assalto e de instrumentos de tortura, acampamento militar, ofícios e vivências, roupeiro medieval, jogos medievais/animação infantil, cetraria e animais da quinta, animação contínua pera cá e perá lá – acrobatas, malabaristas, músicos, personagens históricas e do imaginário medieval surpreendem pelas ruas da vila.

O evento ‘Muralhas com História’ decorre no seguinte horário: sexta-feira, dia 20 – das 18h00 às 00h00; sábado, dia 21 – das 12h00 às 00h00, com destaque para o concerto medieval, às 21h30, e domingo, dia 22 – das 12h00 às 21h30, com a encenação da peça ‘Ventos de mudança’, pelo Grupo de Teatro ‘Anel de Pedra’, marcada para as 19h30.

A Câmara Municipal do Sabugal sugere-lhe que viaje ao ‘Muralhas com História’ em transporte coletivo, utilizando o autocarro que fará este percurso de ida e volta, entre Sabugal e Sortelha, gratuitamente. O percurso faz-se entre o Largo da Fonte (junto ao posto de turismo), com paragem em Aldeia de S. António, e a entrada do Centro Histórico de Sortelha (Poente). À chegada a Sortelha assegura-se, ainda, o transporte (de 15 em 15 minutos, aproximadamente) entre os parques de estacionamento (Campo da Bola e Corredoura) e a entrada no Centro Histórico.

‘Muralhas com História’ é um evento temático, promovido pela Câmara Municipal do Sabugal, preenchido pelo burburinho dos mercadores e dos artesãos, pelos cavaleiros que mostram a sua audácia em combates, pelo espírito de euforia que invade todo o burgo com as personagens que vagueiam e com os sons de coreografias e fantasias caraterísticos de uma época que foi de outras conquistas, de outras mentalidades, de outras culturas, entrando no encanto próprio da época medieval.

Esta recriação histórica é um projeto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão. O cenário dentro das ‘Muralhas com História’ permite aproveitar o património, dando-lhe vida e criando um ambiente ímpar e de forte expressividade.

PASSE AS PORTAS DA MURALHA, CALCORREIE AS RUAS DO BURGO E RECUE, CONNOSCO, ATÉ AO REINADO DE D. FERNANDO I.

Mais informações aqui

THE CASTLES QUEST

Aventureiros em duas rodas partem à conquista das Aldeias Históricas de Portugal

É já a partir do dia 14 de setembro que os participantes do desafio The Castles Quest vão descobrir as Aldeias Históricas de Portugal, em cima de uma bicicleta. Esta é a terceira edição de um evento sem igual no nosso país: não é uma prova, mas sim uma aventura, em que a diversão, o companheirismo e a fruição das paisagens estão em primeiro lugar.

Há duas formas de enfrentar o desafio: uma aventura de oito dias, que começa no dia 14 de setembro e que tem como limite o final do dia 22 de setembro; e uma aventura mais curta, de quatro dias, entre 19 e 22 de setembro.

A aventura de oito dias é um percurso circular, de 560 quilómetros, que acompanha a GR22. Começa e termina na Aldeia Histórica de Sortelha e a missão dos participantes será “conquistar” as 12 Aldeias Históricas de Portugal. Depois de Sortelha, o percurso segue por Castelo Mendo, Almeida, Castelo Rodrigo, Marialva, Trancoso, Linhares da Beira, Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Monsanto e Belmonte, regressando a Sortelha.

Os participantes da aventura de quatro dias irão também pedalar pela GR22, durante cerca de 330 quilómetros. A partida e a chegada serão igualmente em Sortelha, passando os “cavaleiros” por outras cinco Aldeias Históricas de Portugal: Belmonte, Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto.

Mais informações aqui

CONCERTO SOLIDÁRIO NO SABUGAL

No dia 15 de setembro, às 15 horas, o Auditório Municipal do Sabugal acolhe um concerto solidário, em que o valor das entradas (5 acordes) reverte a favor das vítimas do ciclone Kenneth, na província de Cabo Delgado, em Moçambique.

Esta iniciativa é organizada por um Grupo de Amigos Tocadores de Acordeão do concelho, com o apoio do Município do Sabugal.

 

 

 

 

 

 

 

 

DECO | GABINETE DE APOIO AO CONSUMIDOR NO SABUGAL

• 17 de setembro •

Encontra-se ao dispor de todos os munícipes um Gabinete de Apoio ao Consumidor, no Centro Dr. José Diamantino dos Santos (edifício da Biblioteca Municipal).

O atendimento é prestado todas as terceiras terças-feiras do mês, no período da manhã (entre as 10 e as 13 horas), sendo concedidos esclarecimentos e apoios na resolução de problemas.

No âmbito deste protocolo de colaboração entre o Município do Sabugal e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Delegação Regional de Coimbra) pretende-se apoiar todos os munícipes, dando-lhes conhecimento dos direitos consagrados ao consumidor, permitindo-lhes optar e fazer as melhores escolhas.

Venha colocar as suas dúvidas… não deixe os seus direitos em ‘mãos alheias’, no saber é que está o ganho!

Mais informações:

Gabinete de Apoio ao Consumidor
Tlf: 271 752 230
Email: apoio.consumidor@cm-sabugal.pt

UNIVERSIDADE SÉNIOR COM INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para a Universidade Sénior do Sabugal podem ser realizadas até ao dia 20 de setembro.

Atividade Física, Atividades Manuais, Canto Coral, Expressão Plástica, Informática, Inglês, Música Instrumental e Saúde são as disciplinas que constituem a oferta formativa para o ano letivo 2019/2020, que inicia no próximo dia 1 de outubro.

Em funcionamento desde 2010, a Universidade Sénior constitui-se como um projeto dinâmico e promotor da melhoria da qualidade de vida dos seniores do nosso concelho. Surge como uma iniciativa da Câmara Municipal pensada para a população sénior, no entanto, aberta a todas as pessoas que nela encontrem razões para aderir, quer para se valorizarem, quer para se integrarem em programas de voluntariado e solidariedade social. Esta tem como pressuposto dar resposta à procura de ensino informal em diferentes domínios, assim como incentivar a frequência de atividades recreativas, de lazer ou outras por parte da população sénior. Além do acesso ao conhecimento, pretende-se sobretudo fomentar a troca de experiências, de motivações e de afetos.

Informações/Inscrições:
Centro Dr. José Diamantino dos Santos (Biblioteca Municipal)
Tlf: 271 752 230
Email: movimento@cm-sabugal.pt

MUNICÍPIO PROMOVE CLUBE SÉNIOR DE VERÃO

Pelo segundo ano consecutivo, o Município do Sabugal encontra-se a promover o Clube Sénior de Verão, dirigido aos seniores do concelho, com o principal objetivo de fomentar o envelhecimento ativo e saudável.

Até setembro, os participantes vão ter a oportunidade de aprender, mas também ensinar, partilhando e desenvolvendo um conjunto de atividades lúdicas e artísticas nos seus tempos livres.

O Clube Sénior está em funcionamento na Biblioteca Municipal do Sabugal, terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30.

Para mais informações, dirija-se à Divisão de Desenvolvimento Social e Qualidade de Vida ou contacte através do telefone: 271 752 230/email: movimento@cm-sabugal.pt.

 

 

 

ENERTECH 2019 – IV FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA

A 4.ª edição da ENERTECH – FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA decorrerá no Pavilhão Multiusos ExpoSabugal, nos dias 11, 12 e 13 outubro, no âmbito da estratégia ‘Sabugal, fonte de energia natural’.

Os desafios energéticos que o país tem pela frente, com o constante aumento de consumos de energia elétrica, obriga à dinamização das políticas de sustentabilidade e de eficiência energética.

O vento, o Côa, a água termal, a biomassa florestal, o parque eólico instalado, a barragem do Sabugal − que faz a transvase entre a bacia hidrográfica do Douro e do Tejo, irrigando a Cova da Beira −, a nossa biodiversidade e as Termas do Cró são bons exemplos das potencialidades e do aproveitamento já instalado, e que estão na génese deste desafio que é a realização da ENERTECH.

Organizada pelo Município do Sabugal, no âmbito da unidade de missão ‘Sabugal + Valor | Desenvolvimento Rural’, em parceria com a ADES (Associação Empresarial do Sabugal), ENERAREA (Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior), IPG (Instituto Politécnico da Guarda), IPCB (Instituto Politécnico de Castelo Branco) e UBI (Universidade da Beira Interior), entre outras entidades, a ENERTECH é uma feira/mostra marcadamente tecnológica direcionada para o setor das energias renováveis, tecnologias e eficiência energética.

A ENERTECH – FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA é hoje uma feira reconhecida e firmada no mercado, que procura em cada edição dar a conhecer o que de melhor se produz na área das energias, e é por essa razão que tem vindo a crescer ao longo dos anos, tendo começado com 30 expositores em 2016, estando previstos mais de 100 expositores para a edição de 2019.

Pretende-se essencialmente que este evento seja um espaço de partilha de conhecimentos, catalisador de negócios e de parcerias estratégicas, mas também um local onde cada família poderá passar algum tempo, aproveitando para conhecer as multivariadas soluções energéticas disponíveis no mercado.

Do programa da ENERTECH, de destacar a realização da conferência ‘Energias do Futuro’, através da qual se pretende abordar o tema da energia solar e a oportunidade do hidrogénio, assim como das sessões de demonstração de equipamentos/maquinarias e dos ateliers de energia dirigidos aos mais novos, entre outras iniciativas.

O espaço da ENERTECH não se limita apenas às energias renováveis; é, igualmente, uma montra para exposição e venda de produtos, desde o artesanato à gastronomia.

Mais informações aqui

‘SABUGAL, FONTE DE ENERGIA NATURAL’

‘NATURCÔA’

Imagem, Natureza e Património

Nos dias 2 e 3 de novembro, o concelho do Sabugal vai ser palco do evento de fotografia de natureza ‘Naturcôa’, onde não vão faltar conferências, workshops, exposições, mas também um passeio fotográfico.

Unidos no grande objetivo de partilhar conceitos, perspetivas e modos de vida que nos possam aproximar de uma visão de futuro alicerçada na sustentabilidade, filhos da terra, cientistas, profissionais da imagem e amantes das maravilhas naturais e culturais vão marcar presença no ‘Naturcôa’.

Numa lógica de sustentabilidade ambiental, esta iniciativa tem como principal propósito partilhar, problematizar e valorizar as grandes riquezas naturais e culturais do território sabugalense junto dos munícipes, visitantes e parceiros.

Entre os objetivos específicos, pretende-se dar a conhecer os valores naturais e histórico-culturais do concelho à sua população, sensibilizando para a importância afetiva, mas também económica e funcional deste seu património, assim como explorar estas riquezas naturais e culturais como atrativo à visitação e descoberta deste rico território, de modo a potenciar o turismo e sustentabilidade da região, e ainda dar a conhecer empresas e/ou marcas locais que ofereçam bons produtos e/ou serviços de alguma forma relacionados com a valorização da natureza/património cultural e mostrá-los como exemplos de empreendedorismo e vitalidade económica da região.

Aqui nasce o Côa, o rio que define o território. Responsável direto ou indireto por grande parte do património cultural (material e imaterial) e natural do concelho do Sabugal.

Queremos, sobretudo, que partilhe deste evento onde diferentes olhares nos darão novas perspetivas.

IMAGEM, NATUREZA, PATRIMÓNIO… e PARTILHA de saberes e realidades distintas.

Numa organização do Município do Sabugal, o ‘Naturcôa´ pretende ser uma bandeira da promoção do património natural/cultural, refletindo na sua organização uma consciência ecológica e de ligação à natureza exemplar para os participantes e oradores de renome.

Mais informações/inscrições aqui