A Pró-Raia divulga  ‘A ACONTECER…’ a Newsletter do Município do Sabugal de 16 de julho.

https://www.cm-sabugal.pt/?wysija-page=1&controller=email&action=view&email_id=170&wysijap=subscriptions&user_id=46

EXPOSIÇÃO ‘RECICLARTE’

De 16 de julho a 11 de agosto

O Museu do Sabugal recebe a exposição de escultura em pasta de papel da autoria de Meg.

“Maria Eugénia Gomes, ou ‘Meg’, como gosta de ser chamada, nasceu na Covilhã em 1957. Deixou os estudos em Coimbra para trabalhar com crianças numa escola em Lisboa e vê no papel potencialidades educativas. Entre o variado percurso geográfico procura na reciclagem uma forma de inovação. Os ensaios e experiências persistem até hoje, fazendo do papel o elo de ligação entre os variadíssimos materiais que dão forma e nome à sua arte.”

A exposição ‘ReciclARTE’ vai estar patente até ao dia 11 de agosto, de segunda-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. A entrada é gratuita.

NOITES NO CASTELO

Sabugal | De 19 a 21 de julho

Nas noites de 19, 20 e 21 de julho, o castelo do Sabugal vai ser palco de dois concertos, pelas 21h30, e um espetáculo de dança, às 22 horas, a não perder:

• Sexta-feira – Concerto ‘Canções e Danças do Mundo’

(IV Festival Bendada Music Festival)

• Sábado – Concerto ‘Banda da Armada’

(25.º Aniversário do Encontro dos Marinheiros do Sabugal)

• Domingo – Espetáculo de Dança ‘A Mão, o Animal e o Mistério’

Inserido no projeto ‘Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela’, o espetáculo ‘A Mão, o Animal e o Mistério’ é um trabalho coreográfico que conta com a participação de habitantes locais de cinco municípios: Sabugal, Belmonte, Covilhã, Fundão e Guarda, reunindo um grupo de intérpretes-participantes de diferentes faixas etárias, com diferentes corpos, com e sem experiência na dança.

Numa lógica de entrecruzamento de conteúdos, foram trabalhados temas comuns aos vários municípios, bem como temas específicos de outros, revelando o olhar externo dos criadores do espetáculo, sobre o território: “Privilegiámos como inspiração para a composição coreográfica o processo de produção do tecido de lã, a relação entre o Homem, a natureza e o animal. Os seus caminhos. Desaparecimentos misteriosos e a volta da Santa capaz de nos travar. A partir dos rituais judaicos marranos, explorámos o sentido de transcendência, o que nos conecta com o divino universal. O mistério. O milagre. O inexplicável. A força que trazemos dentro de nós, o poder de transformar.”

‘Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela’ é um projeto lançado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, com o objetivo de consolidar uma rede territorial e institucional vocacionada para a projeção e divulgação do território e da sua identidade, fortemente alicerçada na promoção da cultura e do turismo cultural, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

(Cultura em Rede | CIMBSE (Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela): criação DEMO/produção CARB (Cooperativa Artística da Raia Beirã)

Entrada livre.

ANIMARIO – FESTIVAL DA ÁGUA DO SABUGAL

De 20 de julho a 04 de agosto

As zonas fluviais de lazer do concelho do Sabugal vão acolher o AnimaRio, festival que pretende agregar animação com conhecimento, com base no recurso água e no ambiente de rio (nas componentes de cultura, diversão, científica e de proteção), tendo como objetivo ‘aproximar o cidadão da água’, alertar para a sua beleza e sensibilizar para a sua proteção.

Numa lógica de ‘explicar a água’, o festival contempla atividades de caráter científico relativas à água, fauna e flora do concelho e outras formas de expressão que revelem preocupação com o ambiente, momentos de expressão artística e cultural, jogos tradicionais e animação infantojuvenil.

Tome nota:

• 20 julho – Fóios
• 21 julho – Alfaiates
• 26 julho – Malcata
• 27 julho – Badamalos
• 28 julho – Sabugal
• 01 agosto – Quadrazais
• 02 agosto – Vale das Éguas
• 03 agosto – Rapoula do Côa
• 04 agosto – Vale de Espinho

FESTIVAL ‘ENTRE PONTES’

A segunda edição do festival de verão ‘Entre Pontes’, que decorre junto ao rio Côa, na cidade do Sabugal, realiza-se nos dias 26, 27 e 28 de julho, numa coorganização entre a União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António, Associação + Freguesia e Município do Sabugal, com o apoio de outras entidades.

O evento promete três dias repletos de animação musical e dança, a pensar em todas as idades, com destaque para a iniciativa a realizar no domingo, dia 28, no âmbito do AnimaRio – projeto que percorre as zonas fluviais de lazer concelhias e que pretende agregar animação com conhecimento, com base no recurso água e no ambiente de rio, tendo como objetivo ‘aproximar o cidadão da água’, alertar para a sua beleza e sensibilizar para a sua proteção.

O festival ‘Entre Pontes’ conta, também, com um mercado da terra promovido pela ADES – Associação Empresarial do Sabugal, uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local.

CAPEIAS ARRAIANAS | Calendário 2019

Em agosto, Capeias a gosto!

Aproxima-se a passos largos a época alta das Capeias. Conheça o calendário e marque na sua agenda. 13 localidades esperam por si!

Saiba mais sobre a Capeia Arraiana aqui

MUNICÍPIO PROMOVE CLUBE SÉNIOR DE VERÃO

Pelo segundo ano consecutivo, o Município do Sabugal encontra-se a promover o Clube Sénior de Verão, dirigido aos seniores do concelho, com o principal objetivo de fomentar o envelhecimento ativo e saudável.

Até setembro, os participantes vão ter a oportunidade de aprender, mas também ensinar, partilhando e desenvolvendo um conjunto de atividades lúdicas e artísticas nos seus tempos livres.

O Clube Sénior está em funcionamento na Biblioteca Municipal do Sabugal, terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30.

Para mais informações, dirija-se à Divisão de Desenvolvimento Social e Qualidade de Vida ou contacte através do telefone: 271 752 230/email: movimento@cm-sabugal.pt.

BOLETIM E AGENDA MUNICIPAL

Nova imagem, novos conteúdos… a pensar em si!

maio | junho | julho | agosto ‘2019

“Os próximos quatro meses a que se reporta o presente Boletim serão de efervescência política nacional, decorrente das eleições europeias (26 de maio) e legislativas (6 de outubro). Campanhas e pré-campanhas eleitorais misturar-se-ão não se sabendo onde acabam umas e começam outras, ou o que está em causa numas e noutras. Acreditamos, no entanto, que a maior batalha é a do combate à abstenção, pelo que nunca será demais apelar à participação cívica de todos os eleitores de quem dependem as escolhas dos que nos vierem a governar, seja na Assembleia da República, seja no Parlamento Europeu.
No entanto, a participação cívica não se esgota nas eleições; diariamente somos interpelados à participação e vivência na vida social, dando contributos e manifestando o apoio ao esforço dos que, no terreno, desenvolvem tantas e tão diversificadas iniciativas. E, nestes quatro meses, muitas são as propostas de atividades, algumas das quais, pela sua regularidade, já se afirmaram no calendário local tendo mesmo extravasado para um público e uma participação regional e até mesmo nacional. Pela sua importância e abrangência, destacamos:
– Feira Social e o III Simpósio ‘Sabugal + Social’, que se realizará no Sabugal entre os dias 17 e 19 de maio, tendo como objetivo geral a promoção do envelhecimento ativo e saudável;
– VI Congresso Europeu de Turismo Rural (COETUR), com o objetivo de promover a riqueza do turismo rural na Península Ibérica como um destino único, e de estabelecer vínculos entre os profissionais do turismo rural de ambos os países; realizar-se-á no Cró Hotel Rural, na Rapoula do Côa, nos dias 29 e 30 de maio;
– AgroRaia, feira que pretende impulsionar o setor agrícola e pecuário da região, com exposição de máquinas agrícolas, degustação de sabores raianos, palestras, mostra de artesanato e produtos locais e animação musical, e que este ano decorre em Malcata, entre os dias 14 a 16 de junho;
– Feira do Touro e do Cavalo, no Soito, entre os dias 12 a 14 de julho, dedicada à atividade taurina e equestre, com provas de saltos, mostra de poldros Puro Sangue Lusitano, demonstração taurina com forcados e toureio a cavalo, demonstração de ‘dressage’ e espetáculo hípico, Encerro a cavalo e Capeia; no espaço, lugar à exposição de atividades económicas associadas à temática e à promoção dos produtos endógenos locais, a que não faltará animação musical.
Neste período, o regresso de muitos emigrantes, a vinda de muitos amigos e familiares, e o crescente número de turistas justificam uma programação cultural, desportiva e de lazer, que pretendemos atrativa e de referência, nomeadamente, com a animação das praias fluviais (Festival de Água do Sabugal), Noites no Castelo com concertos musicais, Bendada Music Festival, Triatlo, caminhadas, Race Nature, Beijo sem Fim (Sortelha)… E, claro, não faltarão, durante todo o mês de agosto, as nossas tradicionais manifestações de tauromaquia: as Capeias e o Festival ó Forcão Rapazes.
Tudo bons motivos para surpreendermos os sentidos e vivermos emoções únicas.”

António dos Santos Robalo
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal

Boletim disponível aqui

Agenda disponível aqui