Visão:
Tendo em conta o diagnóstico do território e conscientes da referida importância para a consolidação duma estratégia global mais abrangente nos concelhos da Guarda e Sabugal, temos como apoiar a criação de respostas para as necessidades das populações do território, numa base de reforço da sua identidade coletiva, através da partilha de conhecimento e valorização dos seus recursos endógenos, procurando a melhoria da empregabilidade, da qualidade de vida e a fixação das populações.
Pilares Estratégicos:
(PE1) – Produção primária e Agroindústria
A melhoria da rentabilidade dos agricultores é o principal objetivo deste eixo. Para alcançar este objetivo devem concorrer o território, o potencial agrícola, os recursos locais, a tecnologia e o conhecimento.
No âmbito deste eixo e de forma a fornecer uma melhor perceção e compreensão do objetivo principal foram definidos 3 objetivos estratégicos.
A – Valorização da capacidade produtiva e dos produtos endógenos com potencial agregador
B – Melhorar o valor acrescentado do produto
C – Otimização de recursos locais em modelos de sustentabilidade na exploração
(PE2) – PME’s, Comércio, Logística, Serviços e Internacionalização
No âmbito deste eixo e de forma a fornecer uma melhor perceção e compreensão do objetivo principal foram definidos 2 objetivos estratégicos.
A – Incentivar o empreendedorismo e autoemprego
B – Melhorar o valor acrescentado do produto local
(PE3) – Cultura, Turismo e Saúde
No âmbito deste eixo e de forma a fornecer uma melhor perceção e compreensão do objetivo principal foram definidos 4 objetivos estratégicos.
A – Aproveitamento das potencialidades no território
B – Organização integrada da oferta turística territorial
C – Manutenção e fixação de novos residentes
D – Conservação do património cultural e natural