“Experience – Aldeias Históricas de Portugal”
No âmbito do Programa Valorizar, foi apresentada a candidatura “Experience – Aldeias Históricas de Portugal” à Linha de Apoio do Turismo de Portugal – Valorização Turística do Interior. Este projeto pretende consolidar o posicionamento do território como destino sustentável que aposta na qualidade, associado a experiências turísticas diferenciadoras e inovadoras. A candidatura apresentada prevê reforçar e diversificar o ecossistema turístico das AHP, juntando ao trabalho já realizado duas novas dimensões – gastronomia e produtos endógenos e mobilidade, numa ótica integrada e multidimensional de desenvolvimento turístico, tendo em vista a captação de turistas nacionais e estrangeiros.
O projeto incide em duas dimensões estratégicas para a qualificação e diferenciação do destino Aldeias Históricas de Portugal:
– Gastronomia/produtos endógenos, focada no património gastronómico e produtos endógenos únicos no território das doze aldeias e que visa recolher informação detalhada sobre produtos agroalimentares identitários, modos de produção, modos de transformação, modos de confeção, etc., e criar ferramentas que permitam a apropriação desta identidade por parte dos privados e a sua comunicação eficaz para o público-alvo. Como outputs destacamos a Carta de Gastronomia & Vinhos AHP.
– Cycling & Walking/mobilidade, focada no desafio de reforçar a ligação física entre a rede de doze aldeias territorialmente distantes e dispersas por dez concelhos do interior, e de tirar partido da envolvente natural única, também ela moldada pela ocupação humana. Pretende-se assim promover modelos de mobilidade sustentável entre aldeias e criar uma rede de espaços de suporte aos turistas na modalidade cycling & walking, densificando a rede de percursos existente através de novas tipologias de espaços em que se une o património cultural ao natural. Prevê-se elaborar conteúdos turísticos de apoio ao usufruto da GR22 com informação de suporte à visitação, em termos interpretativos e de orientação in loco, aportando-lhe ainda maior valor e uma total convergência com os requisitos inerentes à certificação Leading Quality Trails – Best of Europe.
A presente candidatura integra ainda as seguintes ações:
a) Qualificação da oferta turística (sessões de capacitação e sensibilização)
b) Criação de Plataforma Integrada AHP
c) Plano de Mobilidade Sustentável Integrado
d) Áreas de Acolhimento ao Turismo Itinerante (Cicloturismo e Autocaravanismo)
Para além dos 10 municípios que a Rede das AHP integra, constituem-se ainda como parceiros a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, o PROVERE das Termas do Centro e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
O investimento total do projeto corresponde a 443.156,98 €.
ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL é uma Associação de Desenvolvimento Turístico, que tem como objetivo promover o desenvolvimento turístico da Rede Aldeias Históricas de Portugal da qual fazem parte:
_ALMEIDA_BELMONTE_CASTELO MENDO_CASTELO NOVO_CASTELO RODRIGO_IDANHA-A-VELHA_LINHARES DA BEIRA_MARIALVA_MONSANTO_PIÓDÃO_SORTELHA_TRANCOSO.
As 12 Aldeias Históricas de Portugal formam um acervo único da história do país.
Este projeto é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através, designadamente, dos programas Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro), via Portugal 2020, e através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Mais informações em:
www.aldeiashistoricasdeportugal.com