A convite do gabinete do Primeiro-Ministro e da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), foi com muito gosto que o GAL Pró-Raia participou na divulgação de produtos locais dos concelhos a Guarda e Sabugal no âmbito das comemorações do 25 de Abril, no Palacete de S. Bento.

Agradecemos o convite à organização do evento e esperamos continuar a participar em iniciativas semelhantes, que muito dignificam os saberes e sabores das nossas freguesias rurais.

O mundo rural está de parabéns. Foi também um dia memorável de convívio com os colegas das restantes associações de desenvolvimento local, através de inúmeras provas dos excelentes doces, compotas, licores, queijos, vinhos, mel, azeite, pão … inúmeras delícias da dieta mediterrânica.

Temos a certeza que o delicioso pastel de castanha do Sabugal (Quinas, cujo nome é alusivo ao nosso castelo), ficou na memória do nosso Primeiro-Ministro e dos visitantes.

O bolo D. Sancho, ex libris da Guarda, deleitou os sentidos de todos e fez a delícia dos amantes do queijo da serra e do doce de ovos em massa folhada.

Não faltaram nesta exposição montras do maravilhoso artesanato local, tendo a Guarda mostrado o seu tão apreciado cobertor de papa e os diversos adereços, e acessórios que resultam em peças de vestuário, carteiras, etc.

O Sabugal fez-se representar em termos de artesanato com peças de bracejo, matriz identitária muito forte, visto esta “matéria-prima” da natureza estar muito associada à Aldeia Histórica de Sortelha, onde se iniciou há longos anos este tipo de processo artesanal.