A Pró-Raia ciente da sua importância divulga a marca e o portal Natural.PT.

A criação de uma marca nacional ligada às Áreas Protegidas e aos valores a que estão associadas é uma aposta nacional na biodiversidade, na economia, no património e na identidade de Portugal, que visa valorizar e promover de forma integrada os produtos e serviços associados a estes espaços singulares.

Neste contexto, associada à singularidade e valor ambiental das Áreas Protegidas, a Natural.PT é uma estratégia de promoção integrada de produtos e serviços de Municípios com Áreas Protegidas.

A adesão à Natural.PT significa:
• Pertencer a uma rede de territórios e atividades de excelência, com uma estratégia de promoção conjunta e coerente;
• Fazer parte de uma rede de entidades que trabalham em conjunto e se comprometem com a promoção e divulgação de todos os parceiros;
• Fazer parte de um conjunto de entidades de exceção, associadas à valorização e usufruto dos recursos endógenos e espaços naturais classificados, nomeadamente as áreas protegidas;
• Assumir uma conduta de atuação responsável do ponto de vista ambiental e socioeconómico, partilhando dos valores da Natural.PT;
• Ser promovido e divulgado como entidade/produto/serviço Natural.PT em eventos nacionais e internacionais em que a marca esteja presente.

Neste sentido a entidade que adira beneficia:
• Presença e divulgação nos materiais promocionais e eventos Natural.PT;
• Integração no portal Natural.PT, nas aplicações para dispositivos móveis, nas redes sociais associadas à marca e nos mecanismos de busca à disposição dos consumidores;
• Promoção cruzada, nomeadamente com a divulgação e encaminhamento dos consumidores para parceiros Natural.PT.

Nota de imprensa:
A reforma do ordenamento do território em curso, vai muito além das alterações legislativas, antes constituindo um conjunto de iniciativas sobre o território que promove o correto desenvolvimento territorial, atuando sobre os aglomerados urbanos, as áreas agrícolas e as áreas protegidas, de forma coordenada. O planeamento territorial assume assim um carácter transversal.
Neste âmbito, o Governo altera o paradigma das áreas classificadas, criando as condições necessárias para o desenvolvimento económico e social das suas populações residentes. Integrado na estratégia para o crescimento verde, o desenvolvimento económico das áreas classificadas, através da oferta de produtos e serviços reconhecidos numa marca única, permitirá valorizar e proteger a biodiversidade aí existente.
Abrangendo todas as áreas protegidas, num total de 84 concelhos, incluindo 685 mil hectares de área terrestre e 54 mil hectares de área marinha, a aposta nesta estratégia permitirá o desenvolvimento do interior e das áreas de baixa densidade. Assim, as pequenas empresas, o sector turístico e a produção local, nomeadamente a agrícola, terão agora uma plataforma nacional que promoverá os seus produtos e serviços apoiando-os e garantindo a sua visibilidade.
Distinguir o que nos diferencia é o objetivo geral da marca Natural.PT “Património Vivo”. Assim, a Natural.PT visa a promoção integrada do território, dos produtos e dos serviços existentes na Rede Nacional das Áreas Protegidas e Classificadas e na sua envolvente próxima e que com elas partilhem valores e princípios de sustentabilidade e valorização da natureza e dos recursos endógenos. Esta é uma iniciativa âncora para o desenvolvimento económico de territórios tradicionalmente associados a fortes condicionantes de ocupação territorial.
A marca Natural.PT resulta de um trabalho de diagnóstico e análise das atividades existentes nas áreas protegidas, desenvolvido em interação com os agentes locais numa lógica de proximidade entre as diferentes equipas de trabalho e acompanhamento. Foram ainda identificadas boas práticas nacionais e internacionais com marcas já desenvolvidas e com ligação a espaços naturais, onde se procurou também avaliar os resultados obtidos com a sua implementação no terreno.
Numa perspetiva de viabilidade económico-financeira, considerando as tendências de mercado no segmento de turismo de natureza, foi avaliada a oferta e a procura atual da Rede Nacional de Áreas Protegidas e Classificadas. Esta informação foi ainda enriquecida e complementada com dados que permitiram caraterizar a procura turística real e atual nessas áreas, incluindo dados quantitativos de postos de turismo e de outros locais de acolhimento de visitantes e turistas.
Aumentar a visibilidade destes territórios e dos seus produtos, pela criação de instrumentos promocionais agregadores da oferta territorial, tais uma plataforma na Web, APP, entre outros, permitirá uma atuação em rede e com impacto no seu crescimento e sustentabilidade. Uma maior visibilidade permite um aumento de número de visitantes e, consequentemente, das receitas diretas, incrementando-se, assim, a economia local, promovendo atividades com preocupações alinhadas com os valores Natural.PT.
A gestão da Natural.PT é da responsabilidade do ICNF, com apoio dos seus serviços regionais, e com o acompanhamento e trabalho de proximidade desenvolvido pelas Plataformas Locais de Operacionalização e Gestão, constituídas por entidades locais que já trabalham nestes territórios e com papel ativo no apoio ao desenvolvimento local – como autarquias, associações de desenvolvimento local, comunidades intermunicipais, entidades regionais de turismo, entre outros.
Apostando nas novas tecnologias e simplicidade administrativa, o processo de adesão compreende critérios específicos para as diferentes categorias dos candidatos à Natural.PT, dividindo as empresas por diferentes categorias, como os serviços de apoio à atividade turística, os produtos identitários (agroalimentares, artesanais e imateriais), os produtos de conhecimento e investigação e por último os de território (projetos e atividades locais).
Para além do cumprimento das condições legais necessárias ao exercício da respetiva atividade e da sua situação regularizada face à administração fiscal e à segurança social, todas as tipologias de atividade terão de ter sede, ou instalações, localizadas no território da área classificada ou no concelho em que esta se insere, ou exercer atividade autorizada para operar numa área classificada.
As entidades aderentes terão ainda de participar numa ação de capacitação anual com vista ao adequado conhecimento da estratégia, território de abrangência, entidades aderentes, entre outras informações que se considerem úteis para a operacionalização da Natural.PT.
A promoção da Natural.PT, junto dos seus colaboradores e clientes, constituindo-se como um “ponto de informação Natural.PT,” é também um requisito da empresa, que deve garantir a informação adequada sobre a área protegida e os diversos produtos e serviços associados à marca e, sempre que possível, o encaminhamento dos clientes para as diferentes ofertas Natural.PT.
Concomitantemente, e no âmbito da definição e operacionalização do novo período de programação financeira, Portugal 2020, a marca Natural.PT está presente como uma aposta estruturada na criação de “uma rede de destinos de turismo da natureza que valorize espaços naturais classificados”.
Constitui-se, assim, uma rede de territórios e atividades, assente em produtos e serviços de excelência, com uma estratégia de promoção conjunta e coerente. A preservação e valorização do património natural e cultural do país e das suas regiões são garantidas pelo correto planeamento territorial e por uma aposta no desenvolvimento económico valorizador deste património.
Investir na ECONOMIA VERDE é criar novas oportunidades de crescimento, tanto de mercados como de emprego, de fixação de populações e de captação de investimentos. E neste contexto a Natural.PT assume-se como uma medida integrada capaz de promover o desenvolvimento dos territórios abrangidos pelas áreas classificadas.

Fonte: https://www.facebook.com/pg/Natural.PT/

http://natural.pt/portal