A Pró-Raia como membro do CLAS da Guarda, divulga o Projecto “(+) Igualdade (-) Violência IV – Crescer em Equilíbrio” do Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento.
O Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento está a desenvolver o Projeto “(+) Igualdade (-) Violência IV – Crescer em Equilíbrio”, no distrito da Guarda, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, na tipologia 3.17.1, trabalhando em parceria com o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica.
Esta iniciativa visa colmatar as necessidades existentes na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) referentes ao acompanhamento psicológico de crianças e jovens que sofrem de maus-tratos e/ou negligência, praticados no núcleo familiar, exercidos pelo/s progenitor/es ou responsável legal da criança ou jovem em questão. A ideia central do projeto assenta na implementação de Respostas de Apoio Psicológico (RAP) para crianças e jovens vítimas de violência doméstica e de género, recorrendo a metodologias de intervenção individual ou em grupo e baseadas em abordagens especializadas, nomeadamente as abordagens psicoterapêuticas focadas no trauma. Neste sentido, solicitamos a sua colaboração para a divulgação deste projeto, assim como o encaminhamento de situações que identifique neste âmbito. Pois, a exposição das crianças à violência interparental constitui uma forma de vitimização das crianças, com sérias implicações no seu desenvolvimento. Constituindo-se ainda um fator de risco para a replicação de dinâmicas relacionais violentas no futuro. Isto é, quando as relações familiares, sobretudo entre os Pais ou Cuidadores, são caracterizadas por conflitos e violência, existe uma probabilidade aumentada de a criança aprender esses padrões de interação, acreditar que são legítimos e replicá-los – não só dentro da família, mas também noutros contextos – criando-se assim as condições para a transmissão intergeracional da violência. Ciente de que este assunto merecerá a melhor atenção de V. Exª, seguem os contactos para encaminhamento e sinalização das situações. Contacto direto: 969 544 568 Email: