A Pró-Raia divulga a “Newsletter Dia Mundial do Turismo: Ninguém fica para trás no Centro de Portugal” enviada pelo Turismo Centro de Portugal.

DIA MUNDIAL DO TURISMO 2021: NÃO FICA NINGUÉM PARA TRÁS NO CENTRO DE PORTUGAL!

O Dia Mundial do Turismo de 2021, que se celebra a 27 de setembro, tem este ano como tema “Turismo para um Crescimento Inclusivo”. A Organização Mundial do Turismo convida-nos a celebrarmos a capacidade única que o Turismo tem de assegurar que ninguém seja deixado para trás. É uma oportunidade de vermos que, no Turismo, por detrás de cada número, existe uma pessoa. ❤️

O Centro de Portugal orgulha-se de ser uma região onde proliferam exemplos de como o Turismo é uma atividade inclusiva, onde ninguém é deixado para trás. Conheça alguns casos.

Projeto “Queijeiras”: uma iniciativa de valorização e inclusão feminina rural

O projeto Queijeiras é uma iniciativa de valorização e inclusão feminina rural, que tem o objetivo de dar visibilidade a todas as mulheres que se dedicam à produção de queijo, dando-lhes ferramentas profissionais para o seu empoderamento a nível profissional mas também pessoal.

Este projeto é um dos mais inovadores da ADIRAM – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha. O contacto com as populações das aldeias de montanha mostrou que muitas mulheres que fazem o queijo tradicional da região da Serra da Estrela, estendendo-se à Serra da Gardunha, são ainda pouco reconhecidas pelo seu trabalho e dedicação. São mulheres, mães, empreendedoras rurais, gestoras de negócios familiares, sempre lutadoras e detentoras de um conhecimento ancestral único – o segredo da produção dos queijos desta região.

Neste momento mais de 30 queijeiras da região da Serra da Estrela já aderiram ao projeto Queijeiras, afirmando a sua vontade de se tornarem verdadeiras embaixadoras do território.

Ler mais +

Parque Biológico da Serra da Lousã

Parque Biológico da Serra da Lousã é a maior amostra da fauna e flora autóctone e de agro-pastorícia tradicional portuguesa. Conta com mais de 300 animais divididos em mais de 60 espécies representativas da fauna existente em Portugal. No Parque Selvagem, poderão observar o lobo ibérico, urso pardo, lince, aves de rapina (irrecuperáveis para viver na Natureza) javali, cervídeos, entre muitos outros em habitats praticamente naturais.

Um dos objetivos primordiais do Parque Biológico é a empregabilidade e inclusão de pessoas especiais, vítimas de deficiência física e/ou psicológica que colaboram em todas as tarefas de maneio animal e no Museu Vivo.

Ler mais +

Casas da Lapa

Hotel Casas da Lapa é um bom exemplo de como o Turismo no interior pode impactar a vida das pessoas que habitam o território. Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, localizado na Aldeia de Montanha Lapa dos Dinheiros, esta unidade hoteleira emprega muitas senhoras da aldeia, algumas das quais em situação de desemprego de longa duração.

Ler mais +

Quinta da Muralha DARC

Nos arredores da cidade de Coimbra encontra-se a Associação Recreativa e Cultural Descansorgulhoso – Quinta da Muralha. Este é um bom exemplo de como os vários intervenientes do setor turístico, se estão a adaptar, progressivamente, a públicos com características especiais.

A DARC – Quinta da Muralha, que começou por ser uma Academia Equestre, tem vindo a diversificar as suas valências de forma a disponibilizar um conjunto de atividades. Aqui os atletas são crianças, jovens e adultos com  espectro do autismo, défice cognitivo ou outras patologias associadas.

A Academia tem como colaboradores pessoas com esta condição a desempenhar igualmente funções de tratadores para o bem-estar dos animais.

Ler mais +

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro

O CIBV – Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro é um equipamento turístico do Município da Lourinhã, que tem como missão o estudo, a investigação e a divulgação do património histórico-militar da Batalha do Vimeiro.

Porque o turismo é para todos e para que “ninguém fique para trás”, o CIBV dispõe de recursos e equipamentos que fazem dele um equipamento turístico acessível e inclusivo: réplicas 3D, audioguias com audiodescrição em quatro línguas, conteúdos multiformato com textos em escrita simples em quatro idiomas, com Braille, relevos, Língua Gestual Portuguesa (LGP), sinais internacionais, vídeos com legendagem e LGP, piso tátil, instalações sanitárias acessíveis, elevador e um site acessível.

Para além destes recursos, as atividades da Agenda Cultural do CIBV e o Serviço Educativo são estruturadas de forma a estarem adaptadas aos diferentes tipos de públicos. Cada pessoa é tratada na sua individualidade e trabalha-se diariamente para que funcionários, visitantes e turistas se sintam sempre, não apenas integrados, mas sim incluídos.

Ler mais +

No Centro de Portugal são muitos os exemplos, inspiradores, de boas práticas de inclusão, associadas ao desenvolvimento da atividade turística, e de que como podem impactar a vida das pessoas. Conheça mais casos no nosso site. Partilhe connosco a sua história!

#diamundialdoturismo
#turismodocentro
#centrodeportugal
#inclusao
#unwto

Copyright © 2021 Turismo Centro de Portugal, All rights reserved.
Está a receber este email por ter optado por fazer parte da nossa lista de subscritores de informação Institucional.

O Nosso Endereço:

Turismo Centro de Portugal

R. João Mendonça 8

Aveiro 3800-158

Portugal